Introdução à Programação

Olá! A primeira atividade que nos foi proposta neste 3.º período foi a realização de uma ficha sobre programação. Aqui estão as respostas às perguntas:

1.
Programação- a ação e o efeito de programar. É fundamental para o funcionamento dos sistemas de informação. Consiste:
   - em idealizar e ordenar as ações que vão ser realizadas no âmbito de um projeto;
   - na preparação de máquinas para cumprirem uma determinada tarefa num dado momento; 
   - na elaboração de programas para a resolução de problemas através de computadores; 
   - na preparação dos dados necessários para obter uma solução de um problema.

Linguagem de programaçãolinguagem escrita e formal que especifica um conjunto de instruções e regras usadas para gerar programas (software). Existem várias linguagens e estas servem para muitos propósitos, alguns deles sendo:
- Criar um software;
- Controlar um carro, por exemplo.

 2.
Tipos de linguagens:

Linguagem de alto nível  aproxima-se da liguagem humana; tem como objetivo facilitar a programação, fazendo com que o programador se expresse de forma mais simples; tem como vantagem o seu baixo custo operacional e a sua facilidade de aprendizagem; são usadas na maioria dos softwares.

Linguagem de baixo nível aproxima-se da liguagem de máquinas; tem como objetivo comunicar com o computador mais rapidamente e de forma eficaz; é mais usada em aplicações que processam uma grande quantidade de dados em pouco tempo.

3.
Algoritmo&Programa 


-Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema.
Por outras palavras, é um programa abstracto. Os programas são visualizados mais facilmente como uma colecção de algoritmos menores combinados de um modo único; da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.
-Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma a que seja útil para as pessoas que o utilizam. É um algoritmo traduzido em linguagem de programação.

4. 
Ada Lovelace
  Ada Lovelace (1815-1852) foi uma mulher muito à frente do seu tempo. Foi uma matemática que criou o primeiro algoritmo capaz de ser processado por uma máquina, ou seja, a primeira programadora da história. 

  Ada foi a primeira a entender que os computadores conseguiam realizar muito mais do que cálculos, apercebendo-se da imensa capacidade dos algoritmos.
  Atualmente, a existência dos mais diversos computadores e smartphones não seria possível se Ada não tivesse aberto o caminho para o desenvolvimento de novas e melhores tecnologias.

5.1.
“No mundo digital em que vivemos saber programar é uma competência tão importante como aprender inglês, matemática, ler ou escrever.”
    Concordamos com esta afirmação. A programação é uma habilidade essencial para a resolução de problemas. Com a crescente utilização de dispositivos eletrónicos, a necessidade de programar é cada vez mais importante. 
   Com a programação, adquire-se a capacidade de entender as relações de causa-efeito. Ter capacidades de programação é como ter poderes mágicos, pois torna-se possível concretizar uma ideia e vê-la nas mãos de milhares de outras pessoas.
    Concluindo, aprender a programar tem vários benefícios e é de extrema importância, uma vez que quase tudo à nossa volta depende da tecnologia. 
  


Sugerimos a visualização deste vídeo sobre a importância da programação:



Webgrafia:
https://canaltech.com.br/curiosidades/mulheres-historicas-ada-lovelace-a-primeira-programadora-de-todos-os-tempos-71395/
 














Comentários

Mensagens populares